Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mães mais que [im]perfeitas

Os meus partos... Pela Fatia: #1

Como sabem, sou um bolinho que se fatia muito! Portanto, só à minha parte tenho três experiências de parto para partilhar convosco.

Não é que eu ache que contar estas experiências sirva de muito! Aliás, sempre considerei um abuso o tentarem impingir-me histórias terríficas sobre partos enquanto estive grávida. Se na primeira gravidez, as descrições me deixavam em pânico, na última confesso que me divertiam como se estivesse a ver um filme de terror de baixo orçamento e pouca qualidade. 

No entanto, as minhas experiências foram, em média, boas! Mas já lá vamos...

Nestas coisas, nada como começar pelo primeiro, não é verdade?

 

Durante a gravidez da Fatia#1 tive contracções desde as 20 semanas. Às 36 semanas cheguei a estar internada com o que se veio a revelar um falso trabalho de parto. Porém, no dia 31 de Julho tudo mudou! 

Acordei pela hora normal, com as contracções como tinha sentido até então. Estava de 39 semanas e 2 dias e era o meu primeiro dia de férias. Fui tomar banho e decidi ir beber um café com a minha mãe ao centro comercial que ficava a 2 minutos da minha casa. Nesse dia, decidimos ir a pé porque íamos só mesmo dar uma volta.

Assim que lá chego, notei que havia qualquer coisa de diferente nas contracções.

 

(Adianto já, em jeito de spoiler, que senti sempre o mesmo em todos os partos, apesar de não saber explicar bem o que é que muda)

 

Tomamos café e fui vigiando as contracções, que continuavam completamente irregulares e de intensidade variável. Mas a sensação estava lá. Resolvi voltar para casa e ligar ao Fatiasmén para vir almoçar a casa. 

Almoçamos (seria uma romântica se ainda me lembrasse do que fora a ementa, mas só tenho ideia de serem restos do jantar do dia anterior) e saímos para o Hospital.

Entrámos, fizemos a admissão e subi para a maternidade. 

 

Fui chamada para a triagem. Fizeram-me o CTG que acusava contracções irregulares. Outro falso alarme, pensei eu para os meus botões. Entretanto, sou chamada pela médica para fazer o toque e ver o estado do colo do útero. E aqui processou-se algo que, se fosse hoje, não teria ocorrido. A médica achou, na sua sapiência, que deveria fazer-me um descolamento das membranas. Fê-lo sem me avisar, sem me perguntar se queria ou se sequer se podia. 

Rapidamente as dores aumentaram, as contracções tornaram-se regulares e estava em trabalho de parto activo. No fim, a médica ainda teve a ousadia de me dizer que lhe devia agradecer, que agora já estava em trabalho de parto.

Ainda meio abananada das dores, fui levada pela enfermeira para me colocarem o cateter no braço. Mais uma vez, sem me informarem, colocaram-me oxitocina. 

Em menos de 5 minutos as contracções eram regularíssimas, fortíssimas e seguidíssimas. A enfermeira tentou consolar-me, mandou-me para o bloco de partos e começou a aventura!

Deviam ser umas 16h, eu já estava com 2 para 3 dedos de dilatação e a sofrer horrores. 

 

Quando vi aparecer o anestesista na sala de partos, pensei que estava a ver Deus na Terra! Oh Santa Epidural... Adormeceu-me as dores, a barriga e as pernas. Passado um pouco, já não sentia nada... E que maravilha!

Deu para dormir, rir, conversarmos. O meu marido acabou por ir jantar por volta das 20h e voltar com toda a tranquilidade. Quando a dose terminava, vinham e colocavam outra no difusor. 

 À meia noite troca o turno... e eu ainda lá estou... 4 dedos! No turno, entra uma ex-colega minha de secundário! Que alegria ver uma cara conhecida, naquele momento. 

Veio ver-me por volta da uma da manhã... 4 dedos! Mas as águas já tinham rebentado. Diz-me ela, já cá volto que isto parece que ainda está demorado

 

Comecei então a sentir uma dor na perna esquerda, que até então estava totalmente dormente. Não pensei muito no assunto... Não sentia contracções nenhumas, não sentia a barriga, nem me apercebi de nada.

Quando a minha amiga entra no quarto para me fazer o toque novamente, já a Fatia#1 estava a coroar!

Vai nascer! Faz força Fatia! Faz força na contracção!

- Mas qual contracção?

A epidural, demasiado eficaz, não me ajudou neste momento. Não sentia nada, não sabia quando fazer força... aliás nem conseguia fazer força.

Com a ajuda das enfermeiras, das auxiliares, da médica interna, tudo pendurado em cima de mim, lá conseguimos fazer com a miúda saísse a voar daqui para fora!

 

Eram quase duas da manhã e finalmente a Fatia#1 tinha nascido. 

 

Precisei apenas de levar alguns pontos, nada de especial, e tudo superficial. 

 

Ao fim de algumas horas, quando o efeito da analgesia começou a passar, comecei a sentir umas dores horrorosas. Não obstante, os mamilos já estarem em sangue, sempre que a miúda ia à mama, eu quase que desmaiava com dores. Pensei o pior... Chamei as enfermeiras e descobri que afinal eram apenas dores tortas!

A involução do útero à sua dimensão normal, pelos vistos, não é sentido pela maioria das mulheres no seu primeiro parto... Claro que a fava tinha que me calhar a mim ou não fosse eu um bolinho, não é verdade?

 

E assim foi... A minha primeira experiência de parto! Cerca de 12h de trabalho de parto para nascer a minha (primeira) princesa!

 

(to be continued - ahahahah)

 

2 comentários

Comentar post

Header original da Mula com ilustrações de Inslee Haynes e Emily Donald

Mais sobre mim

foto do autor

Sapos do Ano 2017

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D