Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mães mais que [im]perfeitas

Óptica dos Pequenitos

Porque é que os óculos da miudagem são, na sua grande maioria, redondos?

 

É, talvez, a pergunta mais frequente que os pais fazem quando enquanto os seus petizes experimentam armações. 

A resposta é simples: uma ocular redonda acompanha melhor todo o campo visual da criança, sobretudo a parte superior. As crianças passam a vida a olhar para cima, o mundo é todo maior que elas, está quase todo acima do nível dos seus olhos. Numa ocular mais quadrada, ou rectangular, ao olhar para cima, veria por cima da armação e a correcção ocular (graduação) perderia o efeito. Daí a importância da lente arredondada: assegurar que por onde quer que a criança olhe, o faça sempre com a correcção ocular.

No entanto, é também importante não descurar o apoio nasal - a chamada ponte. Isto porque, podemos ter os óculos mais redondos que o Harry Potter, se a ponte não acompanhar devidamente o nariz, não há suporte e, por consequência, a armação descairá, levando a que a criança possa ter "zonas desprotegidas", crie o hábito de espreitar por cima dos óculos, não goste de os usar ou até que lhe provoquem dor ou incómodo durante a utilização. 

Tal como nos adultos, é conveniente que olho da criança fique o mais centrado possível na ocular, de modo a que o olhar possa percorrer toda a lente sem ficar "desprotegido". 

Tenham em atenção estes factores - ocular arredondada, apoio nasal e bom acompanhamento do campo visual - e a correcção ocular será bem mais eficaz. 

 

 

O teu filho usa, ou vai usar, óculos? Tens dúvidas sobre este assunto? Quais os assuntos que gostarias que abordasse nesta rubrica? Envia e-mail para accaracol@sapo.pt e eu trato do resto. 

2 comentários

Comentar post

Header original da Mula com ilustrações de Inslee Haynes e Emily Donald

Blogs Portugal

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D